Ribeira do Moinho (centro)

Este passado Sábado, dia 9 de maio, foi mais um dia dedicado à aventura. Reunimos um grupo de praticantes de canyoning do Clube Aventura da Madeira a fim de efetuar uma descida de elevada dificuldade técnica na costa norte da ilha da Madeira. A equipa “Fast Descent” percorreu a ribeira do Moinho, também conhecida por Lombo Centro, nome de batismo dado pelo seu explorador Antoine Florin no livro “Canyons da Madeira”.

Ribeira do Moinho

Este itinerário possui grande dificuldade vertical e técnica e proporciona uma vista privilegiada para a vila do Seixal. O percurso tem início na Terra Chã, situada a 1000 metros de altitude, e mergulha vertiginosamente para os 300m de altitude finais. As últimas três verticais totalizam quase 400m de desnível (80 + 140 + 170m).

Este canyon idílico conta com cascatas muito bem definidas e encaixadas, e possui um caudal interessante ao longo de todo o percurso. O equipamento encontrado dá-nos indícios de não ter sido utilizado após a sua abertura em 2001, pelo que foram colocadas novas amarrações. Apesar da dificuldade vertical, este é um dos canyons que no nosso entender, tem lugar na lista dos melhores da ilha. É um canyon reservado a equipas com boa gestão técnica.

Comentários fechados.