A atividade

O Canyoning é uma actividade praticada no meio natural, com o objetivo de explorar os cursos de água no sentido descendente, levando os praticantes a percorrer locais de grande beleza, em ambientes inóspitos. Dependendo da morfologia dos itinerários, são utilizadas diversas técnicas associadas à Espeleologia, ao Montanhismo, à Escalada e à progressão aquática com base na Natação.

Uma atividade de Canyoning, para além da envolvência do itinerário a descobrir, pode ter marchas de aproximação e de saída, por vezes com dificuldade elevada. O “Canyon” é a parte do curso de água com interesse para a prática do Canyoning e pode ter diversas morfologias tais corno, cascatas, ressaltos, lagoas, tobogãs, blocos rochosos, areias, ou simplesmente o leito moldado em maciços rochosos. Estes obstáculos são ultrapassados com recurso a manobras de corda, onde o rapel predomina, mas destrepar, saltar para a água, nadar, flutuar ou simplesmente andar a pé, são ações comuns na progressão.

O Canyoning é uma actividade exigente quer a nível físico/psicológico, quer a nível do desempenho técnico.Muitos itinerários têm acessos difíceis, e mesmo salvaguardadas as bases de conhecimento, capacidade dos praticantes, prevenção e segurança, os riscos associados sugerem que a actividade não seja banalizada, nem massificada, nem divulgada de forma “gratuita”.

A dificuldade dos Canyons é determinada pela sua extensão, pela complexidade dos obstáculos a transpor, a verticalidade, as técnicas utilizadas na progressão e pelo caudal, que é o mais variável dos factores referidos.

À parte dos elementos naturais, a actividade tem de contar com o comportamento de cada um dos praticantes, que muito pode influenciar a progressão e a segurança de um grupo.