n Ribeiro Bonito (superior) -
Canyons > Ribeiro Bonito (superior)

Ribeiro Bonito (superior)

Curso de água: Ribeiro Bonito  (Santana)


Aberto por Rui Dantas, Izamberto Silva em 1992
Reequipado por Antoine Florin, D. Silva, V. Lucas, N. Cunha em Dezembro de 2005

Acesso:

Miradouro das Voltas: Com um 4×4 dirija-se até ao Miradouro das Voltas #1 (poderá também vir a pé) Deixe aqui o carro e suba em #2 em direção aos assumadores #6 (1 hora a pé), prossiga por mais 20 minutos para atingir o canyoning #2.

Vereda dos Assumadores: Este acesso possibilita fazer o canyoning com apenas um carro, no entanto a vereda é difícil de encontrar e percorrer. Estacione em #4 e desça no estradão até ao início da vereda dos assumadores que irá encontrar em #5 do lado direito. A vereda é um pouco tapada e pouco visível ao início. Aconselhamos a utilização do track GPS fornecido. Depois de a encontrar suba sempre perto do leito do pequeno ribeiro até chegar ao fim do tubo de plástico que capta água. Aí deve subir pela esquerda e seguir sempre a vereda que sobe pelo lombo. Depois de chegar aos Assumadores #6 só tem de virar à esquerda para aceder ao início do canyoning (2h desde o carro).

Saída:

Percorrer a levada do Rei até #3 e suba o estradão que o irá levar ao cruzamento #4 local onde deverá deixar o segundo carro ou o seu único carro, no caso de ter percorrido a vereda dos assumadores como acesso.

Observações:

Levar material para cortar algum mato que se encontra nos acessos.

Aproximação:1h 20min
Percurso:4h
Regresso:40min
Altitude início:1005m
Altitude fim:605m
Extensão:2000m
Rapéis:12
Cascata mais alta:50m
Corda mínima (x2):30m
Dificuldade vertical:4 - Algo difícil
Dificuldade aquática:  4 - Algo difícil
Dificuldade saída:III - Moderado
Ligação carro:7km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeiro bonito superior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

5 Comentários

  1. Canyoing feito a 18 de abril.
    Aproximação feita pela levada do rei após cerca de 30 minutos de levada irá passar pelo canyoing do Sebastião Vaz, após 2 minutos irá aparecer um estradão á direita, aí se inicia a vereda dos assumadores.
    Esta vereda levou um limpeza recente, para pontos de referência de orientação serão os 3 cortes nas árvores quê aparecem de 20 a 20 metros, e um tubo preto no chão. cerca de uns 15 minutos de trilho temos que atravessar a linha de água pará o lado esquerdo então aí a verdadeira subida inicia-se, progressão muito íngreme e dura que irá durar cerca de 1h30m. A 5 minutos chegada ao topo será visualizado umas redes de proteção de loureiros em crescimento.
    Após está passagem o trilho se irá abrir para um descampado onde os jipes têm acesso, logo virar a esquerda a descer no outro trilho que também foi limpo.
    Cerca de 20 minutos na primeira linha de água encontrará o canyoing. Até á chegada da R1 tem uma progressão cerca de 800 metros em terreno escoregadio. Melhor seguir no trilho paralelo ao canyoing.
    Este canyoing tem a particularidade de ser muito aquático mesmo com estes dias de calor sem chuva tem um fluxo constante de água médio baixo. Todas as amarrações se encontram em bom estado. Devido a morfologia e tipo de rocha este canyoing possuiu muitos tabogan e saltos e zonas fechadas juntado a beleza da laurissilva um dos canyoing mais dinâmicos. Uma verdadeira pérola na Madeira onde estamos a abituados a componente vertical e dificuldade das cordas, este canyoing se destaca por ser um verdadeiro aqua Park natural, terminado com uma cascatas de 50 metros numa zona fechada.
    Canyoing em dias de chuva não aconselho a fazer poderá trazer muita dificuldades.
    Hasta lá vista.

  2. Miguel Carvalho 24 Outubro, 2022

    Descido 23-10-2022.
    No Miradouro das Voltas a Estrada florestal de acesso aos Assumadores com muita lama, não foi possivel subir com veiculo 4×4.
    Vereda dos Assumadores ao Inicio do Canyon está limpa e transitável.
    Canyon SUPER escorregadio, este apresenta-se com agua e “limpo” de obstruções.
    Em R12 foi removido corda direta em Pitão, trocado por Maillons e corda, colocado Maillon na corda para ancoragem.
    De resto um Canyon muito bonito, caracterizado pelos seus tons de verde e aguas limpas.

  3. Feito a 18 de Agosto de 2017.
    Deixamos o carro a meia levada e subimos a vereda dos assumadores até perto do início do canyon. A vereda é difícil de navegar pois no primeiro terço é quase indistinguível da vegetação circundante. Demorámos 2 horas a perfazer toda a vereda que conta com 400m de desnível. A melhor opção é mesmo seguir num veículo 4×4 até ao mais próximo possível do início do canyon.

  4. Descido a 08-10-2015, Caudal normal, equipamento OK.
    Ao longo do canyon algumas árvores tombadas devido ao vento forte da última semana, no entanto não há obstruções de rapeis nem de lagoas.

  5. Descido a 26-02-2015. O caudal estava normal para a época de inverno, era possível descer pela água mas alguns destrepes já se tornavam delicados. O caminho de acesso encontrava-se limpo pois está a decorrer um processo de reflorestação na zona. Apenas de referir o excesso de lama que torna a marcha um pouco dura. Todo o equipamento estava ok à esceção do último rapel (R10) a corda que une os pitões tem de ser substituída.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*