Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira

Cartaz Canyoning net

Apresentação

 O Clube Aventura da Madeira tem vindo a dinamizar acções pontuais de formação em Canyoning com o objectivo de capacitar os seus associados para uma prática segura da actividade.

Desde a sua fundação em 1997, que o Clube Aventura da Madeira conta entre os seus colaboradores, com praticantes de Canyoning, não tendo sido organizadas actividades colectivas até ao ano 2006.

Dois factores foram determinantes para o Clube Aventura da Madeira iniciar as actividades de Canyoning de âmbito colectivo, um foi a formação de quadros técnicos em Outubro de 2005, na primeira formação que se realizou na Madeira organizada Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC), e outro, foi o anúncio público do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da constituição de uma equipa de socorro e resgate, para actuar nos Canyons da Madeira.

A Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira surge como o corolário das diversas acções de formação e encontro de praticantes já organizados em anos passados. Em Maio de 2006, após a formação dos seus primeiros quadros técnicos, o Clube Aventura da Madeira organizou o primeiro Estágio de Descoberta do Canyoning realizado na Madeira, de acordo como referencial adoptado pela FCMP/ENM e FFS/EFDC, constituindo a primeira formação em Canyoning organizada por uma entidade regional, no âmbito da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Em Novembro/Dezembro do mesmo ano realizou-se um segundo Estágio.

Em Junho/Julho de 2007 realizou-se o III Estágio de Descoberta do Canyoning, e em Maio de 2008 o Clube Aventura da Madeira organizou o I Encontro Nacional de Canyoning FCMP, uma actividade que reuniu 26 participantes e que, além dos itinerários de Canyon, foram apresentadas diversas palestras de temas relacionados com a actividade.

Em Agosto de 2009, decorreu o IV Estágio de Descoberta do Canyoning que permitiu o reconhecimento de sete participantes como praticantes desportivos, totalizando o Clube Aventura da Madeira 20 filiados na FCMP com a Carta Desportiva para o Canyoning.

A Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira promoverá o agendamento de actividades regulares em ambiente controlado e em espaço natural.

 Objectivos da Escola

Com a criação do projecto da Escola de Canyoning, o Clube Aventura da Madeira pretende dinamizar uma actividade regular de aprendizagem e treino das manobras inerentes à prática do Canyoning, fomentar a troca de experiências entre todos os praticantes e proporcionar uma fonte de dispersão de conhecimentos e actualizações a nível técnico, potenciando a prevenção e a segurança.

Uma atenção especial será dedicada à ética inerente a uma prática sustentável do Canyoning, valorizando aspectos ao nível da preservação do meio, conduta no relacionamento com praticantes, quadros ligados ao movimento associativo e entidades gestoras dos espaços onde se desenvolve a actividade.

Embora a Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira esteja direccionada para os seus praticantes federados, serão disponibilizados conteúdos julgados pertinentes para a informação geral dos praticantes de Canyoning.

É também objectivo da Escola de Canyoning CAMadeira, desenvolver um espírito de entendimento e discussão das diversas técnicas do Canyoning no sentido de despoletar mecanismos críticos que potenciem a inovação.

Serão dinamizadas no seio da Escola acções de formação com base na investigação e compilação de informação por parte dos seus membros, proporcionando hábitos e mecanismos próprios de aprendizagem e gestão de actividades. Serão convidados quadros técnicos exteriores ao Clube, para dinamizar acções de informação/formação nas diversas temáticas relacionadas com o Canyoning, tais como, as técnicas de progressão, o equipamento individual e colectivo, as amarrações e seu equipamento, riscos e segurança, socorrismo, topografia dos Canyons, geologia, fauna e flora dos cursos de água, cartografia, croquis, entre muitos outros temas transversais à actividade.

Quadros Técnicos afectos à Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira

 João Nunes – Iniciador de Canyoning – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)

 Bruno Berenguer – Iniciador de Canyoning  – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)

 António Ferro – Iniciador de Canyoning  – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)

Membros da Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira

Todos os praticantes federados pelo Clube Aventura da Madeira na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com Carta de Montanheiro e seguro válidos.

Comentários fechados.