Canyon do Seixal superior – Praticantes em atividade – 1 Junho 2013
Dia 1 de junho de 2013, um grupo de praticantes de Canyoning do Clube Aventura da Madeira, realizou uma descida na costa norte da ilha. O troço escolhido foi a parte superior da Ribeira do Seixal, situado entre o planalto do Paul da Serra e a levada do Seixal.
A aproximação ao Canyon foi feita em cerca de 15 minutos até chegar o leito da ribeira. O percurso composto por 28 descidas em rapel, alguns saltos e destrepes, foi realizado em 5h20, com a caminhada de regresso ao Chão da Ribeira pela levada do Seixal e vereda do Lombo Barbinhas.
A beleza deste canyon é resulta da conjugação da floresta Laurissilva, as rochas de cor avermelhada (cerro) e os filhões basálticos, característicos da nossa região de formação vulcânica.
Relativamente aos aspetos técnicos, é um canyon que provoca algum desgaste nas cordas devido aos vários roçamentos provocados por amarrações mais recuadas. A predominância de rochas pouco consistentes (piroclásticos – cinzas vulcânicas) dificultou a montagem de ancoragens livres de roçamentos a quando da sua abertura no ano de 2003 por Antoine Florin. A utilização de protetores de corda e alargamento dos rapeis é imprescindível. De referir que foram encontradas algumas plaquetes sem argola ou maillons, situação que deverá ser tida em conta por outros praticantes. Foi efetuada ainda a troca de uma fita e respetivo maillon na amarração (dois pitões em “U”) do R23, com cerca de 27m.
Apesar de todos os cuidados a ter com as cordas, este canyon leva-nos a conhecer grandes e bonitas gargantas que o tornam um dos mais bonitos da ilha da Madeira.
Comentários fechados.
Comentários recentes