Canyon do João Delgado
Foi no passado dia 10 de Agosto que um grupo de praticantes de Canyoning, na sua maioria do Clube Aventura da Madeira, realizou a descida da Ribeira do João Delgado.
O mítico canyon da Ilha da Madeira que termina na conhecida cascata do Véu da Noiva tem cerca de 2500 metros de comprimento e 1380 metros de desnível. O vale imponente, marcado por grandes paredes laterais, torna este canyon um dos mais difíceis a nível de escapatórias.
A aproximação realizou-se através da levada do Norte desde a zona das Ginjas, percurso que demorou aproximadamente 1 hora. Apesar de ser possível começar a montante, a falta de água, relatada em algumas descidas por parte de praticantes estrangeiros, torna este troço desinteressante. No dia de reconhecimentos, na semana anterior à descida, foi encontrada uma corda presa a um ferro do varandim da levada em degradação. Esta situação de recurso (totalmente desaconselhada) foi usada devido ao desaparecimento das plaquetas que se encontravam na levada.
Depois de recolocada a primeira amarração, a descida do canyon iniciou-se por volta das 8h. Ao longo de toda a descida, foram encontradas plaquetas que não constavam no croqui de Antoine Florin, situação que aponta para um reforço de equipamento após a edição do seu livro “Canyons da Madeira”.
Depois de ultrapassadas as primeiras duas cascatas com cerca de 80 metros cada uma, o canyon assume-se por um vale completamente encaixado e rodeado pela bonita floresta Laurissilva. Apesar de ser um percurso pouco utilizado, pelo menos pelos praticantes locais, o equipamento está em condições razoáveis. A quantidade de rapeis obriga a uma boa gestão do número de elementos do grupo bem como das cordas. No total foram descidos 31 rapeis durante 6 horas e 40 minutos. A saída foi feita através da vereda do Véu da Noiva que apresenta alguns riscos mas que também já tinha sido reconhecida anteriormente.
Infelizmente e devido às más condições marítimas, não foi possível descer a última parte do canyon (troço C), incluindo a cascata do Véu da Noiva. No final, a satisfação dos participantes pela descida e pelo bom tempo efectuado, era evidente e fica a promessa de realizar a restante descida brevemente.
Comentários fechados.
Comentários recentes