n
Canyons > Ribeira de Santa Luzia

Ribeira de Santa Luzia

Curso de água: Ribeira de Santa Luzia  (Funchal)

Aberto por João Nunes, Bruno Melin, Gonçalo Silva, António Ferro em 2007
Reequipado por Filipe Ferreira, João Nunes, Tiago Freitas, Ricardo Freitas em Abril de 2014

Acesso: Dentro do Parque Ecológico do Funchal (ter em atenção o horário de abertura do Portão Sul) estacionar um veículo junto ao início de uma estrada florestal #1. A partir deste ponto temos de aceder à levada do barreiro prosseguindo para Norte. Cerca de 350m depois inicia-se uma velha vereda que desce em direção ao canyoning. A vereda é por vezes mal marcada e com alguma vegetação, pelo que aconselhamos a utilização de GPS. Já na parte final da vereda encontramos uma casa em ruínas, deve descer mais 50m e cortar à direita (ultrapassando a vedação) para acedes a R1.

Saída: Depois de C95m é necessário continuar a descer pela ribeira (sem cascatas) cerca de 30 minutos onde passará por 4 açudes em betão. Quando chegar a uma ponte #2 a saída mais prática será pela direita seguindo a levada do Pisão até #3 onde deverá deixar o outro veículo.

Observações:

• R3 trata-se de um fracionamento aéreo.
  • Atenção à queda de pequenas pedras em C95m.

Aproximação:45min
Ligação carro:8.1km

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira de santa luzia

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

Um Comentário

1. Descido 20-04-2019.
    Vereda um pouco tapada pela vegetação mas fácil de seguir com GPS.
    Caudal Normal, foram colocadas alguma amarrações novas, nomeadamente em R3, duplicação em R4 e novo fracionamento R6.