n
Canyons > Ribeira da Hortelã (inferior)

Presença de Levada que controla o caudal

Ribeira da Hortelã (inferior)

Curso de água: Ribeira da hortelã  (Porto Moniz)

Aberto por Rui Dantas e Izamberto Silva em 1990
Reequipado por Antoine Florin, S. Présumey, F. Boisson, D. Rodier em Maio de 2003

Acesso:

Para aceder a este troço deverá deixar o seu carro estacionado no Chão da Ribeira, junto à piscicultura #1. Prossiga no estradão de terra passando pela canalização da piscicultura. Mais à frente a estrada torna-se numa vereda que parece terminar no leito da Ribeira do Seixal. Atravesse a Ribeira e vai encontrar uma subida íngreme em degraus de madeira (vereda do lombo do barbinhas) #2. Suba a vereda até chegar à levada do seixal, 35 minutos depois ou 1 hora desde o carro.

Chegando à levada vire à direita. O início deste troço fica exatamente sobre a uma grande cascata atravessada por um túnel da levada.

Saída:

O fim do canyon corresponde ao #2 (20 minutos do carro) siga o caminho inverso desde este ponto até à piscicultura.

Aproximação:1h 05min
Ligação carro:0km

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira da hortela inferior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

8 Comentários

1. Facebook Profile photo

Descido a 7 Julho 2018, árvore de grande porte caída em R11. A amarração não foi afetada mas a Lagoa encontra-se cheia de entulho.

2. Facebook Profile photo

Descido a 31-03-2018. Caudal forte. Foram encontradas algumas derrocadas e árvores dentro do canyon as quais são facilmente ultrapassáveis. Todas as amarrações encontravam-se em bom estado. Trocou-se algumas plaquetas com argolas ovais para redondas de modo a facilitar os fracionamentos.

3. Descido a 11/01/2017, caudal normal, ancoragens todas em bom estado.

4. Facebook Profile photo

Descido dia 20-12-2016
    Caudal forte mas descido sem problemas.
    Ocorrencia de alguma quedas de árvores de grande porte junto a R9, R11 e perto da vereda de saída já na Ribeir do Seixal.

5. Descido a 17-11-2016. Caudal estava normal e todas as amarrações em boas condições.

6. Estava tudo impecável !! Ribeira! Ancoragens ! Água Fria! e a Malta da FAST DESCENT sempre em altas 😛
    Abraço Amigos

7. Facebook Profile photo

Descido a 12-12-2015
    Devido a levada estar tapada na entrada do tunel e estar a mandar para dentro do canyon o caudal encontrava-se mais forte o equipamento encontra se todo em bom estado
    Excepto o bloco do rapel guiado (ultimo rapel) que deu a volta,a amarracao ficou rente ao chao e uma plaqueta ja nao esta la

8. Facebook Profile photo

Descido a 13 de Fevereiro de 2015, Todo o equipamento estava em boas condições e o caudal apresentava-se normal.