n
Canyons > Ribeira do Lajeado

Presença de Levada que controla o caudal

Ribeira do Lajeado

Curso de água: Ribeira do Lajeado (Calheta)

Aberto por Parcialmente por Cristina Santos, Izamberto Silva, Rui Dantas em 1994
Reequipado por Antoine Florin F. Meyer, S. Présumey, D. Rodier, D. Bayon em Setembro de 2000 e Maio de 2004

Acesso:

Existem várias formas de aceder a este canyon. A forma mais rápida é deixar um carro em #3 (largo) e descer um pequeno trilho que dá acesso à Levada do Pico da Urze, perto da sua nascente. Siga a levada por cerca de 250m e desça pelo trilho mal marcado que se encontra à direita #4 (15 min. a pé desde o carro).

Se dispuser apenas de um carro poderá deixá-lo perto da descida para o Rabaçal #1 e seguir a Levada do Alecrim até à sua nascente (Lagoa da Dona Beja) começando então em R2 (50 min. a pé desde o carro).

Saída:

Após a Grande vertical de 120m existem alguns ressaltos que não são de grande interesse, saia pela direita por um trilho que dá acesso à levada das 25 Fontes e siga pela esquerda. A saída mais fácil será passar o grande túnel que dá acesso á Calheta, perto de um local de churrasco onde deverá deixar o seu carro #2. Se pretender subir pelo Rabaçal pode seguir sempre a pé ou apanhar a carrinha que está constantemente a fazer este percurso (pago) que o irá levar de novo ao ponto de partida #1.

Se abandonar o canyon antes das grandes verticais é preferível subir pelos trilhos até à Levada do Alecrim e ir novamente para o ponto de partida #1.

Após a 1 grande vertical (Lagoa do Vento) poderá subir e depois optar por continuar a subir para a Levada ou seguir pela direita em direção à casa do Rabaçal.

Observações:

• Se evitar as duas grandes cascatas  finais, o canyon tem apenas dificuldade vertical 2.
  • Os primeiros ressaltos podem ser saltados ou utilizadas amarrações naturais (verificar sempre a profundidade).
  • Além das escapatórias, a orografia da ribeira permite descidas com algum caudal (Inverno).
Aproximação:15min

Coordenadas*:

Croqui:

croqui ribeira do lajeado

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!