n
Canyons > Ribeira do Alecrim

Ribeira do Alecrim

Curso de água: Ribeira do Alecrim  (Calheta)

Aberto por Rui Dantas e Izamberto Silva em 1994
Reequipado por Antoine Florin, S. Présumey em Maio de 2002 / Fast Descent e GIPS GNR em Março de 2015

Acesso:

Deixe o carro estacionado no topo do Rabaçal #1 e desça a estrada até ao início do canyon. Não é possível percorrer a estrada de acesso à casa do Rabaçal pois o transito está cortado, apenas circula uma carrinha que tem um custo de 5€ (descida e subida). É possível iniciar este canyon na Levada no Alecrim mas apenas existem 2 rapeis que não têm interesse de maior.

Saída:

Em R6 existe um cabo de aço antigo que era utilizado para sair para a antiga levada. Este cabo não deve ser utilizado, de futuro será estudada uma forma mais segura de o fazer. O fim do troço coincide com a Levada das 25 Fontes. Pode virar à esquerda para o túnel e apanhar o segundo carro estacionado em #2 ou virar à direita para aceder à casa do Rabaçal se tiver apenas um carro. Poderá subir a pé ou então na carrinha (bilhete só de subida 3€).

Poderá ainda continuar a descer o canyon desde a Levada das 25 Fontes para baixo como indica o Livro de Antoine Florin “Canyons da Madeira” mas muito do equipamento desapareceu. A ultima cascata de 85m tem um longo roçamento e não está fracionada devido ao tipo de rocha “cerro”. Se optar por descer terá de subir desde a Ribeira da Janela até à Levada das 25 Fonte, passando antes pela Levada da Rocha Vermelha, cerca de 300m de desnível.

Observações:

• Já existiram muitos roubos de equipamentos neste canyon, deverá levar algum material caso isto continua a acontecer.
  • Em R6 (derrocada) atenção às pedras soltas, em caso de dúvida utilize a amarração natural em altura.
  • R7 a amarração é um pouco exposta, atenção ao aceder.
  • Último re-equipamento em Março de 2015 patrocinado pela empresa Madeira Adventure Kingdom
Aproximação:5min

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira do alecrim

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!