Clube Aventura da Madeira forma mais 6 praticantes de Canyoning

RIBEIRA DO LAGEADO 2011-09-03 (18)No âmbito das suas actividades de Canyoning e procurando responder a uma procura crescente de formação de praticantes, o Clube Aventura da Madeira dinamizou um Curso de Iniciação Nível I, que decorreu em dois fins-de-semana, dias 26 e 27 de Agosto e 3 e 4 de Setembro de 2011.

Esta formação permitiu a iniciação de 6 praticantes, que tiveram a oportunidade de adquirir diversas competências de progressão autónoma num Canyon e outros conhecimentos ligados à actividade, tais como, o historial do Canyoning, o enquadramento federativo, o equipamento, a segurança e o socorro.

IMG_6653

A primeira parte da formação decorreu no auditório do Parque Ecológico do Funchal, com uma sessão teórica e prática na primeira manhã do curso, depois seguiram-se actividades práticas numa parede na Ribeira das Cales, montada com as diversas situações de equipamento que os formandos encontram nos Canyons. Neste local os formandos iniciaram as manobras básicas de progressão vertical, entre elas a aproximação às amarrações, a auto-segurança, o início e asseguramento do rapel e a comunicação, que foram demonstradas e explicadas pelos formadores e repetidas diversas vezes pelos formandos.

No dia seguinte, os formandos fizeram o primeiro itinerário de Canyoning na parte superior da Ribeira das Cales, onde aplicaram os conhecimentos adquiridos, realizando marchas de acesso e saída, algumas cascatas, pequenos tobogãs e a progressão em blocos e um salto.

RIBEIRA DO LAGEADO  03- 09- 2011 020

O terceiro dia de formação teve lugar na Ribeira do Lajeado, troço superior. Neste dia, nova sessão de técnicas na primeira cascata do Canyon, com uma revisão dos temas anteriores, antes de efectuarem a descida da Ribeira.

A última sessão decorreu na Ribeira do Seixal em ambiente controlado, usufruindo de condições particulares de uma cascata e uma ponte, os formandos ensaiaram algumas técnicas mais complexas, como sair rapidamente de uma situação critica numa descida vertical, com bloqueio do descensor ou nó acidental, subir por uma corda simples ou dupla para desbloquear uma corda ou para efectuar uma manobra de socorro e a inversão na progressão pela corda subir/descer/subir. Para finalizar a acção de formação realizou-se uma refeição convívio com todo o grupo.

Esta acção de formação de praticantes é a sexta iniciativa do género promovida pelo Clube Aventura da Madeira, contribuindo para que cerca de 40 na actividade iniciassem a prática do Canyoning.

grupo

Comentários fechados.