Reportagem – Curso de Iniciação ao Canyoning Nível I
No âmbito das suas actividades de Canyoning, o Clube Aventura da Madeira dinamizou um Curso de Iniciação Nível I, que constituiu a quinta iniciativa do género desde que possui quadros técnicos qualificados. Esta formação permitiu a iniciação de 5 novos praticantes, que tiveram a oportunidade de adquirir diversas competências de progressão autónoma num Canyon e outros conhecimentos ligados à actividade, tais como, o historial do Canyoning, o enquadramento federativo, o equipamento, a Segurança e o Socorro.
O curso decorreu em quatro dias nos meses de Fevereiro, Março e Abril e iniciou-se no dia 12 de Fevereiro com uma sessão teórica que decorreu no Centro de Recepção do Parque Ecológico do Funchal, a que se seguiu a primeira sessão prática em ambiente controlado, onde foram demonstradas e explicadas pelos monitores as diversas manobras e técnicas utilizadas na progressão vertical, entre elas a aproximação às amarrações, auto-segurança, início e asseguramento do rapel e a comunicação, que foram repetidas diversas vezes pelos formandos.
No dia seguinte, os formandos fizeram o primeiro itinerário de Canyoning aplicando os conhecimentos adquiridos, na parte superior da Ribeira das Cales, realizando marchas de acesso e saída, algumas cascatas, pequenos tobogãs, progressão em blocos e um salto.
O terceiro dia de formação teve lugar no Canyon do Ribeiro Frio, troço superior, no dia 12 de Março. Nesta sessão os formandos tiveram contacto com um Canyon com maior caudal, testando as técnicas de progressão com a dificuldade extra da força da água, com destaque para o rapel guiado.
A última sessão decorreu na Ribeira das Furnas, um Canyon muito aberto e com elevada exposição solar que proporciona boas condições de permanência na actividade. Este Canyon está equipado parcialmente, mas é exequível com amarrações naturais, o que deu a possibilidade de recriar algumas situações de equipamento de um itinerário de Canyoning.
Neste dia, para além das marchas de acesso e saída e a repetição de todas as técnicas básicas aprendidas nas sessões anteriores, os formandos tiveram a oportunidade de tomar contacto com conhecimentos de equipamento de um Canyon, desde os tipos de rochas, os equipamentos e seus materiais, as situações de equipamento ideais, as aceitáveis e as de recurso. Ao mesmo tempo foi executado o perfil do itinerário com a descrição das amarrações utilizadas.
De um modo geral, todos os cinco formandos demonstraram apetência para a prática autónoma do Canyoning, com perspectivas de progressão técnica elevadas.
Este curso originou a filiação na FCMP de cinco novos praticantes Canyoning. A próxima formação está prevista para o final de Junho e início de Julho, em datas a divulgar oportunamente.
Comentários fechados.
Comentários recentes