n Ribeira do Fôjo -
Canyons > Ribeira do Fôjo

Ribeira do Fôjo

Curso de água: Ribeira do Fojo  (São Vicente)


Aberto por Jorge Câmara, Rubina Serradas, Hugo Gomes, Lino Filipe e Duarte Silva em Setembro de 2010

Acesso:

É possível realizar este canyon com 1 ou com 2 viaturas. Se só tiver 1 viatura, estacione em #1 e siga pela estrada agrícola (15min) que sobe até à Levada dos Tornos #2. Siga a levada por mais alguns minutos até alcançar o início do canyon. Se tiver 2 viaturas poderá estacionar diretamente em #2 e seguir a levada. O outro carro poderá deixar em #1, se pretender sair em R12 como indica no croqui. Em alternativa deixe o segundo carro em #3 se pretender continuar a descer o canyon até alcançar a Ribeira do Porco.

Saída:

Se sair em R12 só terá de seguir a levada pela margem direita (25min) até alcançar #1, local de estacionamento. Se optar por continuar, poderá sair mais abaixo por uns terrenos agrícolas, atravessar a Ribeira do Porco e alcançar uma viatura em #3.

Observações:

Se tiver apenas 1 viatura, não é rentável continuar a descer o canyon após R12 pois terá uma longa caminhada de regresso após atravessar a Ribeira do Porco.

Aproximação:25min
Percurso:2h
Regresso:25min
Altitude início:680m
Altitude fim:420m
Extensão:520m
Rapéis:12
Cascata mais alta:33m
Corda mínima (x2):30m
Dificuldade vertical:3 - Moderado
Dificuldade aquática:  1 - Bastante fácil
Dificuldade saída:II - Fácil
Ligação carro:0km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeira do fojo

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

2 Comentários

  1. Peter silva 8 Setembro, 2019

    Descido a 8 setembro 2019. Ao parar a viatura no ponto 1 poderá iniciar a marcha pelo caminho em cimento ate a casa dos lavadeiros ,logo vira a direita pela levada dos tornos sentido lombo do urzal ate chegar ao início do canyoning passado 45 minutos
    Do ponto de início até ao rápeis 3/4 a progressão é de grau elevado, não existindo amarrações nos rapeis anteriores, sendo no entanto possível contornar sem recurso a cordas, tal como descrito. Ao longo do canyoning é possível ver uma espécie invasora. A Roca de Vênus.( hedychium Ker-Gawl. Este canyoning foi na sua maiorias descido em arvores. As amarações nas árvores e na r3 estao em mau estado. Devido a sua progressão técnica e ao grande número de árvores caidas ao longo do canyoning este tornou se desinteressante e os rapeis também. Canyonimg muito escorregadio. Principalmente na aproximação da R4. Na r11 a amarração na árvore apresenta se muito degradada. Após a r12 a saída pela levada à direita para o lado faja do penedo possui algumas pasagens expostas. Cerca de 35 minutos para chegar a viatura no ponto 1. A R12 bom estado.

  2. Descido a 22-09-2016.
    Do local (1) onde é o estacionamento, é possível continuar com viatura ligeira (ideal todo o terreno) até ao início da levada.
    Do ponto de início até ao rápeis 3/4 a progressão é de grau elevado, não existindo amarrações nos rapeis anteriores, sendo no entanto possível contornar sem recurso a cordas, tal como descrito.
    Falta de água até aos rapéis 3/4.
    Pouco caudal.
    As cordas da amarrações estão em boas condições.
    Alguma dificuldade para descobrir a saída.
    Existem mais rapeis após a saída indicada, descendo até a uma represa e entrando-se numa vereda pela direita.
    Canyon de beleza natural acima da média.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*