n Ribeira de Sebastião Vaz -
Canyons > Ribeira de Sebastião Vaz

Presença de Levada que controla o caudal

Ribeira de Sebastião Vaz

Curso de água: Ribeira de Sebastião Vaz  (Santana)


Aberto por Izamberto Silva /Ricardo Chumbinho / Rui Dantas em 1996
Reequipado por Nuno Cunha / Filipe Ferreira, João Apolinário, Elton Gouveia, Luís Freitas, Ricardo Freitas em Novembro de 2014

Acesso:

Depois de ter deixado um carro no ponto #1 com acesso pela Freguesia da Ilha ou por São Jorge, poderá se dirigir até ao canyon de duas formas. A mais simples é deixar o outro carro no início da Levada do Rei #2 e percorre-la até o início do Canyon durante cerca de 30 minutos. Se dispuser de veículo todo o terreno poderá deixá-lo junto ao início do canyon #3 através de uma estrada florestal que interceta a levada.

Saída:

Depois de ultrapassar o R9, já dentro do Ribeiro Bonito, existe uma longa marcha de 500m. A saída está sinalizada pelos tubos de captação de água, junto a terrenos agrícolas na margem direita. Seguindo uma pequena vereda que dá acesso a estes terrenos, chegamos à estrada, perto do ponto de estacionamento #1 em apenas 10 minutos. Atenção, existe uma placa nesta vereda com a indicação de propriedade privada. Em caso de dúvida, continue pelo leito até alcançar a estrada por mais 200m.

Observações:

Aproximação:30min
Percurso:4h
Regresso:10min
Altitude início:
Altitude fim:
Extensão:1800m
Rapéis:10
Cascata mais alta:50m
Corda mínima (x2):35m
Dificuldade vertical:3 - Moderado
Dificuldade aquática:  2 - Fácil
Dificuldade saída:III - Moderado
Ligação carro:5km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeira de sebastiao vaz

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

6 Comentários

  1. Filipe Ferreira 6 Janeiro, 2024

    Descido a 06-01-2024.
    Caudal normal.
    Entrada efetuada pela margem esquerda evitando assim algum mato.
    R1 poderá ser fracionado 4m a baixo facilitando o roço e a recuperação. Entre r3 e r6 foram colocadas amarrações em argola inox, ficando a faltar o restante para uma próxima descida.
    Os terrenos na zona da saída estão abandonado dificultando imenso a saída. O melhor é seguir pelo canyon até à intercepção com a Ribeira Grande na margem direita.

  2. Peter silva 15 Abril, 2020

    Canyoimg com caudal forte. Todas as amaracoes encontram-se degradadas principalmente os mailons. Atenção na r1 devido as argolas serem em formato oval a recuperação da corda torna se difícil. Desviadores desnecessários. Canyoing com progressão muito escorregadia e longa, varias árvores de grande porte tombadas .A zona do Silvado está muito agressiva a progressão teve que ser a rastejar.A próxima equipa que for que leve material de corte. Canyoimg muito estético com algumas passagens estreitas dias de grande caudal pode se tornar perigoso.

  3. Eduardo Silva 26 Maio, 2018

    Descido a 19 de maio de 2018, o caudal estava acima do normal devido a levada do rei estar desviada para a Ribeira de Sebastião Vaz.

  4. Descido a 29-10-2017 por Eduardo Silva, Ivan Alves e Sérgio Pereira.
    Caudal um pouco fraco devido a falta de chuva. Todas as amarrações estavam em bom estado, não havendo necessidade de as substituir.
    Confirma-se um denso silvado numa extenssão total de 100m como descrito no croquís, o mesmo foi limpo parcialmente de forma a permitir a passagem dos 3 praticantes.

    PS:algumas cordas e mailons em breve deverão ser substituidas

  5. Descido a 20-08-2016 o caudal estava fraco
    Foram trocadas alcumas cordas e mailons e ficou algumas por trocar…

  6. Descido a 09-06-2015. Caudal normal para a época do ano. Todas as amarrações estavam em bom estado.
    Retificação da altura de R2 e R5.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*