n Córrego da Beira do Lombo Queimado (superior) -
Canyons > Córrego da Beira do Lombo Queimado (superior)

Córrego da Beira do Lombo Queimado (superior)

Curso de água: Córrego Beira do Lombo Queimado  (Porto Moniz)

Aberto por Antoine Florin, Frédéric Gilliard, Marc Vacquié em Setembro de 2003

Canyon também conhecido como Ribeira do Portal da Burra e Jungle Rain.

Acesso:

O Córrego da Beira do Lombo Queimado é um afluente da Ribeira da Hortelã. Deixe o carro na estrada ER209 em #1. É necessário prosseguir a pé até alcançar a Ribeira da Hortelã #2  após ter passado pela Ribeira do Seixal. Progrida pela margem até atingir a vedação. Depois de a encontrar é necessário percorrer paralelamente a esta cerca de 600m até ao ponto inícial perto de um poste elétrico.

Saída:

O fim deste troço corresponde à Levada no Norte. Pode optar por continuar o troço inferior ou sair pela levada. Se pretender sair, prossiga a levada pela direita. No ponto #3 encontrará a descida do Lombo do Barbinhas. Se só dispuser de um carro pode também subir pela direita mas será uma longa caminhada sempre a subir. O caminho mais fácil será descer por este trilho, alcançar a Levada do Seixal, virar à direita e 100m depois voltar a descer pela esquerda para atingir a piscicultura, local onde deverá deixar o segundo carro #4.

Observações:

• Em C105 R16 é necessário andar na horizontal para procurar a amarração por cima de nós.
  • Ao lado de R17 existe um bloco de rocha solto que não deverá ser tocado (risco de queda).

Aproximação:30min
Ligação carro:30km

Coordenadas:

Croqui:

croqui corrego da beira do lombo queimado superior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

5 Comentários

1. Vitor Nunes 25 Junho, 2023

Descido a 25/06/23
    Descido em 2h20m com uma equipa de 3 elementos.
    Encontrar o início do canyon foi um pouco difícil, a ribeira começa antes de virar à esquerda para aceder ao trilho que da acesso à levada do norte.
    Caudal ok, contudo é preciso ter em atenção que este canyon começa quase seco mas a partir de R2 existem inúmeras afluentes que aumentam o caudal do canyon consideravelmente.
    Amarrações ok e em boas condições, em R7 já foram colocadas 2 plaquetas junto à árvore e mais 2 plaquetas 3m a baixo.
    Em c105 de R15 para R16 perde-se o contacto visual.
    Foi encontrado uma ponta de corda entre R16 e R17 pois ficou presa na recuperação.
    Canyon com uma progressão um pouco técnica mas curta entre obstáculos, muito estético e com excelentes verticais.
    Recomendo a 200%

2. Nuno Freitas 22 Março, 2022

Descido a 22/03/2022
    Caudal moderado, todo o equipamento se encontra em bom estado.

3. Descido a 06-12-2017.
    Caudal fraco, equipamento OK.
    Os desviadores na C105 são completamente desnecessário, apenas com forte caudal poderão ajudar a não fazer o rapel no meio da corrente mas no entanto irão provocar roçamento.

4. Descido a 06 de Março de 2015. Em R2 existe um fracionamento 3 metros mais a baixo. R7 as plaquetas da margem esquerda não estão no local. Em contrapartida é possível fazer um rapel direto desde uma árvore bem colocada na margem direita. Após R20 é possível sair pela margem direita utilizando as escadas dos levadeiros, evitando R21.

5. Descido dia 09 de Novembro de 2013. Todas as amarrações encontravam-se em bom estado. Uma placa foi colocada em R2 (por Espanhóis)em memória de um praticante que morreu neste local em 2012.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *