n
Canyons > Ribeiro da Camisa

Ribeiro da Camisa

Curso de água: Ribeiro da Camisa  (São Vicente)


Aberto por Vivaldo Lucas

Acesso

Depois de chegar à Ponta Delgada, siga em direção ao sítio da Lombada. No ponto #1 vire à esquerda pela estrada de betão até ao ponto #2 local onde deve estacionar, perto de um fontanário.

Siga a pé pelo caminho que mais à frente se transforma em vereda. Esta zona tem uma grande rede de trilho pelo que será mais fácil utilizar o Track GPS disponibilizado para chegar ao Canyon. A zona inicial sobe pelo leito de  um córrego #3 e depois vira à direita por uma vereda que serpentei a encosta. Á cota 700m, perto de um afluente, desça peça pela direita e suba logo com a ajuda do corrimão em cabo de aço. A vereda entra quase em plano para o vale do Canyon.

A vereda de acesso termina junto a R2 (Poço das Pulgas), para descer o canyon desde R1 é necessário contornar os dois primeiros rapeis pela margem direita do Ribeiro (pela esquerda, se estivermos voltado para Sul).

Saída

Após R8 saia pela margem esquerda e siga o trilho que volta a atravessar a Ribeira após 150m #3 (local onde iniciamos a subida para o canyon).

Observações

Existe uma vasta rede de veredas que permite começar a descida deste canyon um pouco mais para cima, no entanto não foi explorado e não se sabe se valerá a pena.

Em R6 e R7 existe equipamento na margem esquerda, no entanto as árvores na margem direita evitam melhor o roçamento da corda.

Aproximação:40min
Percurso:2h
Regresso:15min
Altitude início:750m
Altitude fim:570m
Extensão:500m
Rapéis:8
Cascata mais alta:30m
Corda mínima (x2):30m
Dificuldade vertical:3 - Moderado
Dificuldade aquática:  3 - Moderado
Dificuldade saída:II - Fácil
Ligação carro:0km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeiro da camisa

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

4 Comentários

  1. Facebook Profile photo

    Descido a 21 de maio de 2018, Na aproximação deparamo-nos com uma placa azul escrito “poço das pulgas” dando a indicação do trilho.
    No seguimento do trilho depois da ribeira da Camisa ate R1 está em péssimo estado, devido a existência de muita lama, temos que ter em atenção em algumas zonas expostas. O canyon tinha todas as ancoragens Ok e caudal dentro do normal.

  2. Facebook Profile photo

    Descida dia 30-03-2018, alguma vegetação na parte final do percurso até entrar no canyoning, as amarrações encontravam-se em bom estado para que as descidas fossem feitas em segurança, algumas derrocadas ao longo do canyoning contudo fáceis de ultrapassar.

  3. Facebook Profile photo

    Informação de equipamento atualizada.
    Poderá ser estudado um fracionamento após R8 ao invés do desviador.

  4. Facebook Profile photo

    Descido dia 11-03-2017 para recolha de informação para a plataforma.
    Canyon muito estético, bonitas cascatas e com um bom caudal.
    É possível iniciar o canyon mais acima mas há que contar com uma aproximação de mais de 2h e uma vereda muito exposta.
    Encontramos algumas pontas de corda deixadas a quando da abertura e que ainda estavam em bom estado. Decidimos equipar apenas a última cascata para podermos fazer o rapel pela linha de água (ponto único).