n
Canyons > Ribeiro da Camisa

Ribeiro da Camisa

Curso de água: Ribeiro da Camisa (São Vicente)

Reequipado por Vivaldo Lucas

Acesso

Depois de chegar à Ponta Delgada, siga em direção ao sítio da Lombada. No ponto #1 vire à esquerda pela estrada de betão até ao ponto #2 local onde deve estacionar, perto de um fontanário.

Siga a pé pelo caminho que mais à frente se transforma em vereda. Esta zona tem uma grande rede de trilho pelo que será mais fácil utilizar o Track GPS disponibilizado para chegar ao Canyon. A zona inicial sobe pelo leito de  um córrego #3 e depois vira à direita por uma vereda que serpentei a encosta. Á cota 700m, perto de um afluente, a vereda entra quase em plano para o vale do Canyon.

A vereda de acesso termina junto a R2 (Poço das Pulgas), para descer o canyon desde R1 é necessário contornar os dois primeiros rapeis pela margem direita do Ribeiro (pela esquerda, se estivermos voltado para Sul).

Saída

Após R8 percorremos cerca de 50m dentro da Ribeira até encontrar na margem esquerda uma pequena vereda que volta a atravessar a Ribeira após 200m #3 (local onde iniciamos a subida para o canyon).

Observações

Existe uma vasta rede de veredas que permite começar a descida deste canyon um pouco mais para cima, no entanto não foi explorado e não se sabe se valerá a pena.

A maioria dos rapeis foram descido passando corda diretamente na árvore, outros têm corda e maillon colocado pelos praticantes que exploraram o canyon. No último rapel foi colocada uma plaqueta a fim de realizar o rapel diretamente na linha de água.

Aproximação:45min

Coordenadas*:

Croqui:

croqui ribeiro da camisa

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

Um Comentário

1. Descido dia 11-03-2017 para recolha de informação para a plataforma.
    Canyon muito estético, bonitas cascatas e com um bom caudal.
    É possível iniciar o canyon mais acima mas há que contar com uma aproximação de mais de 2h e uma vereda muito exposta.
    Encontramos algumas pontas de corda deixadas a quando da abertura e que ainda estavam em bom estado. Decidimos equipar apenas a última cascata para podermos fazer o rapel pela linha de água (ponto único).