n
Canyons > Ribeiro Bonito (superior)

Ribeiro Bonito (superior)

Curso de água: Ribeiro Bonito  (Santana)


Aberto por Rui Dantas, Izamberto Silva em 1992
Reequipado por Antoine Florin, D. Silva, V. Lucas, N. Cunha em Dezembro de 2005

Acesso:

Miradouro das Voltas: Com um 4×4 dirija-se até ao Miradouro das Voltas #1 (poderá também vir a pé) Deixe aqui o carro e suba em #2 em direção aos assumadores #6 (1 hora a pé), prossiga por mais 20 minutos para atingir o canyoning #2.

Vereda dos Assumadores: Este acesso possibilita fazer o canyoning com apenas um carro, no entanto a vereda é difícil de encontrar e percorrer. Estacione em #4 e desça no estradão até ao início da vereda dos assumadores que irá encontrar em #5 do lado direito. A vereda é um pouco tapada e pouco visível ao início. Aconselhamos a utilização do track GPS fornecido. Depois de a encontrar suba sempre perto do leito do pequeno ribeiro até chegar ao fim do tubo de plástico que capta água. Aí deve subir pela esquerda e seguir sempre a vereda que sobe pelo lombo. Depois de chegar aos Assumadores #6 só tem de virar à esquerda para aceder ao início do canyoning (2h desde o carro).

Saída:

Percorrer a levada do Rei até #3 e suba o estradão que o irá levar ao cruzamento #4 local onde deverá deixar o segundo carro ou o seu único carro, no caso de ter percorrido a vereda dos assumadores como acesso.

Observações:

Levar material para cortar algum mato que se encontra nos acessos.

Aproximação:1h 20min
Percurso:4h
Regresso:40min
Altitude início:1005m
Altitude fim:605m
Extensão:2000m
Rapéis:12
Cascata mais alta:50m
Corda mínima (x2):30m
Dificuldade vertical:4 - Algo difícil
Dificuldade aquática:  4 - Algo difícil
Dificuldade saída:III - Moderado
Ligação carro:7km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeiro bonito superior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

3 Comentários

  1. Feito a 18 de Agosto de 2017.
    Deixamos o carro a meia levada e subimos a vereda dos assumadores até perto do início do canyon. A vereda é difícil de navegar pois no primeiro terço é quase indistinguível da vegetação circundante. Demorámos 2 horas a perfazer toda a vereda que conta com 400m de desnível. A melhor opção é mesmo seguir num veículo 4×4 até ao mais próximo possível do início do canyon.

  2. Descido a 08-10-2015, Caudal normal, equipamento OK.
    Ao longo do canyon algumas árvores tombadas devido ao vento forte da última semana, no entanto não há obstruções de rapeis nem de lagoas.

  3. Descido a 26-02-2015. O caudal estava normal para a época de inverno, era possível descer pela água mas alguns destrepes já se tornavam delicados. O caminho de acesso encontrava-se limpo pois está a decorrer um processo de reflorestação na zona. Apenas de referir o excesso de lama que torna a marcha um pouco dura. Todo o equipamento estava ok à esceção do último rapel (R10) a corda que une os pitões tem de ser substituída.