n
Canyons > Ribeira do João Delgado (C)

Perigo! As amarrações no topo da C90 foram destruídas por uma derrocada a 28/03/17. Esta cascata continua sujeita a derrocadas.

Ribeira do João Delgado (C)

Curso de água: Ribeira do João Delgado (Porto Moniz)

Aberto por António Ferro, Gonçalo Gonçalves e João Nunes em Setembro de 1995
Reequipado por Silvain Présumey, Frédéric Boisson e Antoine Florin em Maio de 2001

Acesso:

O acesso a esta última secção da Ribeira do João Delgado é feito através da vereda do Véu da Noiva. Deixe o seu carro junto ao miradouro #1 e siga pela antiga estrada em direcção à cascata. Existe um muro que bloqueia o acesso que tem de transpor. Cerca de 200m mais a baixo tem início uma vereda íngreme do lado direito. A vereda é por vezes estreita e não existe vedação. Atenção ás folhas caídas que tornam algumas passagens muito escorregadias. O fim da vereda corresponde ao início do canyon.

Saída:

Depois de descida a C90 encontra-mo-nos praticamente no mar. A saída mais fácil é feita pela margem direita através do calhau (necessário verificar as condições do mar e da maré), seguir cerca de 600m e subir a encosta #2 até à estrada onde deverá deixar o segundo carro estacionado #3.

É possível ainda sair de barco, subir novamente a escarpa em corda fixa montada anteriormente (informação do equipamento não atualizada) ou sair junto a R8 fazendo um diagonal para atingir um buraco que dá acesso ao antigo túnel (deve ser verificada anteriormente esta possibilidade).

Observações:

• A zona da vereda e do próprio canyon é propícia a derrocadas, ter atenção.
  • A vereda de acesso ao canyon é estreita e muito escorregadia. É necessário limpar ao máximo as folhas que existem no chão.
  • A fim de sair pela margem direita em segurança é necessário verificar as condições do mar e o estado da maré (que deve estar vazia) pois existem algumas zonas estreitas onde é impossível sair com o mar agitado.
  • O caudal é facilmente verificado do miradouro do Véu da Noiva #1.

Aproximação:25min
Ligação carro:1.5km

Coordenadas*:

Croqui:

croqui ribeira do joao delgado c

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

3 Comentários

1. Nova derrocada na cascata do véu da noiva.
    Como podemos ver na imagem em anexo existe alguma terra retida na saída da cascata.

2. Descido em Janeiro de 2017.
    A vereda de acesso continua bastante exposta mas se as folhas forem afastadas e tivermos alguma precaução é facilmente ultrapassada.
    R2 foi substituída a corda e o maillon na árvore.
    R3 foi colocada nova plaqueta, duplicada por um spit colocado por franceses em Novembro de 2016.
    R6 substituído união entre os de MC.
    MC para R7 recolocado mais recuado em altura.
    Os relatos de uma derrocada na cabeceira de C90m trouxeram algumas pequenas pedras mas que não destruíram qualquer equipamento. O MC original que como ouvimos falar, chegou a estar subterrado, continua no local, foi colocado um novo em posição mais resguardada do caudal. R7 e R8 tudo ok, R9 existência de algum material abandonado que não conseguimos retirar (1 mosquetão, 1 punho e 1 pedal).

3. Descido em Agosto de 2013. Todas as amarrações estavam em boas condições, a saída pelo calhau foi possível com as boas condições do mar. Relatos recentes de 2014 indicam uma quebrada e desaparecimento do equipamento na cabeceira da C90.