n
Canyons > Ribeira do Folhado (Superior)

Presença de Levada que controla o caudal.

Ribeira do Folhado (Superior)

Curso de água: Ribeira do Folhado  (Porto Moniz)


Aberto por Filipe Ferreira, Thomas Waibel, Michael Weik, Florian Schauwecker, Tanja Weitmann em Dezembro de 2017
Reequipado por Filipe Ferreira, Luís Freitas e João Góis em Fevereiro de 2018

Acesso:

A Ribeira do Folhado é um afluente da Ribeira da Hortelã. Por razões de logística não é rentável fazer apenas este percurso sem o ligar com outros canyons ali por perto (ex: Folhado Inferior, Hortelã).

Para aceder a este canyon existem duas possibilidades, subir desde o Chão da Ribeira até à levada do Norte ou Descer desde o Paúl da Serra. Poderá ainda realizar o troço superior de outro canyon (Ribeira da Beira do Lombo Queimado Superior ou Ribeira da Hortelã Superior), encadeando com este ou seguir a levada do Norte desde o caminho das Ginjas.

Se escolher a opção de subir deverá deixar o seu carro estacionado no Chão da Ribeira, junto à Piscicultura #1. Prossiga o estradão de terra passando pela canalização da Piscicultura. Mais à frente a estrada torna-se numa vereda que parece terminar no leito da Ribeira do Seixal. Atravesse a Ribeira e vai encontrar uma subida íngreme em degraus de madeira (Vereda do Lombo do Barbinhas) #2. Suba a vereda até chegar à Levada do Seixal, 35 minutos depois ou 1 hora desde o Carro. Vire à direita e em menos de 100m vai encontrar a continuação da subida à sua esquerda. Subir novamente cerca de 25 minutos até a Levada do Norte. Vire à direita até encontrar o ponto inicial entre 2 túneis. Existem 2 linhas distintas que se encontram 50m mais a baixo. A linha equipada é a primeira que encontramos ao sair do túnel no sentido contrário à corrente da levada.

Se pretende partir desde o Paúl e descer até à levada do Norte, deixe o carro na estrada ER209 em #3. É necessário prosseguir a pé até alcançar a Ribeira da Hortelã  após ter passado pela Ribeira do Seixal. Continuando pelo caminho, tem de encontrar o início da descida perto de um poste elétrico #4. Depois de descer por este caminho chega por fim à levada do Norte onde deve virar à esquerda para encontrar o início do canyon.

Saída:

O Fim deste Canyon corresponde com a levada do Seixal. Poderá seguir pela direita e descer a vereda do Lombo do Barbinhas, apanhando o carro que deverá deixar no Chão da Ribeira junto à Piscicultura #1.

Poderá ainda prosseguir pelo troço inferior da Ribeira do Folhado ou ainda procurar outro dos Canyons que têm início nesta levada.

Observações:

Aproximação:1h 45min
Percurso:1h 30min
Regresso:1h
Altitude início:1025m
Altitude fim:840m
Extensão:300m
Rapéis:12
Cascata mais alta:35m
Corda mínima (x2):30m
Dificuldade vertical:3 - Moderado
Dificuldade aquática:  1 - Bastante fácil
Dificuldade saída:II - Fácil
Ligação carro:

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeira do folhado superior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

Sem comentários.