n Ribeira de Santa Luzia -
Canyons > Ribeira de Santa Luzia

Ribeira de Santa Luzia

Curso de água: Ribeira de Santa Luzia  (Funchal)

Aberto por João Nunes, Bruno Melin, Gonçalo Silva, António Ferro em 2007
Reequipado por Filipe Ferreira, João Nunes, Tiago Freitas, Ricardo Freitas em Abril de 2014

Acesso: Dentro do Parque Ecológico do Funchal (ter em atenção o horário de abertura do Portão Sul) estacionar um veículo junto ao início de uma estrada florestal #1. A partir deste ponto temos de aceder à levada do barreiro prosseguindo para Norte. Cerca de 350m depois inicia-se uma velha vereda que desce em direção ao canyoning. A vereda é por vezes mal marcada e com alguma vegetação, pelo que aconselhamos a utilização de GPS. Já na parte final da vereda encontramos uma casa em ruínas, deve descer mais 50m e cortar à direita (ultrapassando a vedação) para acedes a R1.

Saída: Depois de C95m é necessário continuar a descer pela ribeira (sem cascatas) cerca de 30 minutos onde passará por 4 açudes em betão. Quando chegar a uma ponte #2 a saída mais prática será pela direita seguindo a levada do Pisão até #3 onde deverá deixar o outro veículo.

Observações:

• R3 trata-se de um fracionamento aéreo.
  • Atenção à queda de pequenas pedras em C95m.

Aproximação:45min
Ligação carro:8.1km

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira de santa luzia

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

5 Comentários

1. Madeline 30 Outubro, 2023

Descended on 26 October 2023. The views of Funchal and the mountains are stunning at the start and on the approach into the canyon. Just when you think the hike is going to become too steep to be possible, the trail makes a turn and continues down the slopes at a nice grade. Vitor’s photo below was really helpful to know when to turn off the levada. After you pass the stone house, it is a short bushwhack from the trail to R1. Don’t bother looking for a path – we never found one – and it is much faster to just go for it through the brush. 😂

The big verticals in this canyon are really nice! We loved the R4 rebelay — this line would be really fun in higher flow! We ended up going straight from the new anchor off the boulder (before R5, not yet marked on the topo) straight to R6 (skipping the R5 anchors marked on the topo) and the pull was fine. All anchors are in good condition.

Exit was way longer than 30m. We were walking for 1h20m down the creek and on the levada to the car. The easiest place we found to climb out of the creek was about 30m before the bridge on the right bank.

2. Vitor Nunes 10 Setembro, 2023

Descido a 9/9/23 por duas pessoas.
    Cordas usadas 50 e 70m
    Caudal médio após as primeiras chuvas depois do verão.
    A entrada foi a parte mais difícil deste curto mas espectacular canyon.
    Após chegarmos à levada subimos até chegar a umas escadas íngremes referidas no comentário anterior cerca de 15min de caminhada e entramos pela vereda que fica ao pé de uma pedra e uma árvore tombada. Este trilho não é muito evidente em muitas partes da descida. (Deixo foto com o ponto de entrada junto à pedra)
    Ao chegar à casa de pedra como referido vai se deparar com as escadas 10 metros à frente da mesma. Aconselho a saltar logo a vedação e tentar traçar uma linha recta que vos levará ao primeiro rapel. Aviso desde já que não é fácil pois há muita vegetação densa.
    O canyon em si está bem equipado e corresponde ao croqui.
    Em r4 não parar no primeiro patamar mas sim no segundo podendo fazer o destrepe pela margem direita. É preciso ter a atenção à recuperação da corda pois pode prender num destes patamares.
    A saía é um pouco longa e rouba um pouco o brilho deste canyon ao chegar à ponte subir pela margem direita atravessar a ponte para a margem esquerda, contornar a estação de tratamento de água pela direita que por sua vez vai dar à levada. A partir daqui é uma caminhada super tranquila pela levada até chegar às habitações aonde devem deixar o segundo carro em #3 como indica o croqui.
    Recomendo para quem procura grandes verticais na zona do Funchal.

3. Descido a 31 de Janeiro 2023.
    Caudal médio água fria.
    Iniciando pela levada do Barreiro cerca de 350m de progressão ao chegar às escadas inclinadas logo no início virar à esquerda por o trilho mal marcado.
    Após 2 minutos de caminhada trilho se torna mais evidente logo se inicia numa decida abrupta cerca de 20 minutos aos zigzagues até encontramos uma casa de pedra.
    Após a casa virar à esquerda onde cruza com as escadas que vem sentido ascendente da fundoa escadas do meninos Jesus, e logo após os 50m metros da casa saltar a vedação direita e ir pelo trilho coberto por vegetação até à r1.
    R4 com corrente e bom estado cascata aérea e com muito caudal tornar-se mais dinâmica.
    R5 amarração em i no chão estava danificada mas apenas a parte da plaqueta com o mailon que foi substituído e posto um cordolete para unir a amarração.
    Devido a exposição à r5 devido a grandes quebradas ocorridas optamos por colocar um MC recuado numa pedra de grande dimensão margem direita.
    Da r 5 à r6 (em bom estado) perdemos contacto visual e a qualidade da rocha solta provoca algumas quedas (atenção).
    Da r6 a r7 perca de contacto visual novamente. r7 em estado avançado de oxidação e foi posto um cordolete na amaracao em i.
    Canyoning com 2 grandes verticais lindíssimas não recomendo fazerem em dias de chuva.
    Pouco escorregadio.
    30m de saída.
    Hasta lá Vista baby.

4. Descido a 21 Maio de 2020.
    Caudal fraco, foi instalado um novo rapel (atual R2) evitando assim um destrepe algo perigoso.
    Restante equipamento ok.

5. Descido 20-04-2019.
    Vereda um pouco tapada pela vegetação mas fácil de seguir com GPS.
    Caudal Normal, foram colocadas alguma amarrações novas, nomeadamente em R3, duplicação em R4 e novo fracionamento R6.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *