n
Canyons > Ribeira da Furna

Ribeira da Furna

Curso de água: Ribeira da Furna  (Santana)

Aberto por António Ferro e Vivaldo Lucas em Agosto de 2011
Reequipado por F. Ferreira, R. Freitas, T. Freitas e GIPS em Outubro de 2015

Acesso:

Deixar o carro junto a 1# e seguir pela vereda que desce em direção ao vale. Ao início passa-se por uma zona de terrenos agrículas mas mais a frente a vereda torna-se mais inclinada, descendo aos “S” até à ribeira.

Não devemos entrar logo no canyon pois existe algum mato que impede a passagem. Deve-se atravessar a ribeira e prosseguir pela outra margem numa vereda menos marcada e paralela. A vereda acaba perto de um afluente, local onde inicia o canyon, logo com R1 C45m.

Saída:

Após R8 continuar a descer por mais 80m até encontrar a ponte da Via Expresso. subir exatamente por debaixo da ponte pela margem direita para alcançar o outro local de estacionamento 2#.

Observações:

• Ribeira muito escorregadia;
  • R1 um fracionamento será colocado em breve mas é possivel descer diretamente da árvore, gerindo um pouco o roçamento.
  • R8 pode ser critico com caudal elevado. Uma amarração longe da água será também estudada.
Aproximação:10min

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira da furna

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

Um Comentário

1. Facebook Profile photo

Descido a 19-12-2015.
    Caudal normal mas lamentavelmente o equipamento foi roubado. De R2 a R6 o equipamento foi roubado e destruído com recurso a pedras. árvores recuadas permitem a descida de todos os rapeis. O equipamento não foi recolocado para evitar os roubos.