n Ribeira das Cales II -
Canyons > Ribeira das Cales II

Ribeira das Cales II

Curso de água: Ribeira das Cales  (Funchal)

Aberto por Fréderic Feure, Bernard em Novembro de 1988
Reequipado por Filipe Ferreira, Tiago Freitas em Outubro de 2013

Acesso:

Estacione um carro junto à casa de receção do Parque Ecológico #1. O início do Canyon encontra-se logo a baixo.

Saída:

Depois do último rapel siga pela margem direita por uma velha pedreira até alcançar a estrada onde deverá deixar o segundo carro #2

Observações:

A fazer no inverno ou após alguma chuva.

Nota: Este foi o primeiro canyoning (que se tenha conhecimento) a ser descido em Portugal. Descida realizada por dois Franceses em 1988.

Aproximação:5min
Ligação carro:4km

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira das cales ii

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

8 Comentários

1. José Javier 19 Abril, 2024

[Foto 1] perdón

2. José Javier 19 Abril, 2024

Cañón realizado el día 17/04/2024

Tobogán/salto inicial divertido pero R1 está destruído, probablemente por desprendimientos. No obstante, a pesar de los troncos y de las incomodidades, R1 (E12 y E20) sigue equipado y puede hacerse, pero bajo mi punto de vista, recuperar la cuerda desde el final del rápel de 20m resultará muy complicado por los rozamientos (con la roca y con los árboles y ramas que ahora hay de por medio) (si no estoy en lo cierto, pido que alguien me corrija).

Nosotros nos quedamos en la terraza a mitad de R1 E20 y montamos un rápel improvisado desde un saliente de la roca madre gusto antes del tronco caído (aprox 6m) quedando R1 como E12m-E14m-C6m(natural). [Foto 1: “C6m natural” con cordino azul y maillón] [Foto 2: tornillos de dos argollas retiradas justo a la derecha de “C6m natural”].

A partir de aquí, el cañon fue perfecto, dinámico y divertido, con más toboganes de los que aparecen en el croquis. Recomiendo hacer el salto de 6m (derecha). R2 puede evitarse andando por la derecha y/o saltarse.

R6 lo hicimos de 24m desde las primeras argollas y la cuerda pudo recuperarse perfectamente desde la derecha de la poza.

Posibilidad de hacer un rápel guiado en R6, dos argollas a la derecha de la poza, fuera del agua. Creo que es una gran idea hacerlo, sobre todo si se va en grupo y el primero puede montarlo, pues digamos que no es un rápel excesivamente estético o disfrutón.

Espero que sirva, saludos y buenos descensos!

3. Filipe Ferreira 12 Fevereiro, 2024

R1 está provavelmente destruído.
    Derrocada no primeiro rapel.

4. José Freitas 26 Março, 2023

Canyon Ribeira das Cales II

Canyon tem o seu ínicio na ribeira junto à casa de recepção do Parque Ecológico do Funchal, descemos até ao leito perto a uma ponte pedonal.

Continuamos caminhadando por 15 minutos, passando por baixo de duas pontes, até ao R1, existe aproximação à esquerda com cerca de 12m, ao rappel de 20m também à esquerda. Ter em conta que existe dois troncos em baixo, perfeitamente ultrapassáveis.

Continuamos por mais 5minutos no leito da ribeira e chegamos ao R2, com aproximação à direita com cerca de 5m, ao rappel também à direita com 5m. Aqui nesta zona foi feita uma limpeza de galhos e troncos para melhor progressão.

Logo a seguir, deparamo-nos com um tobogã 3m + caminhada 5minutos + tobogã 7m + caminhada 2minutos Salto 2metros+ Salto 2metros + Tobogã 6 metros.

R3 existe aproximações à direita e esquerda cerca de 6metros, para os rappeis com cerca de 8 metros também à direita e esquerda.

R4 aproximação à esquerda 1 ponto só 4m até ao rappel também à esquerda com 6 metros.

R5 à direita sem aproximação, arrampado, 10 metros.

R6 à direita 6 metros.

R7 tem aproximação alta à direita 10 metros para o rappel à esquerda cerca de 12metros.

R8 tem um destrepe à esquerda de 6 metros, chegando à aproximação à esquerda com 4 metros para o rappel à direita com cerca de 20 metros.

5. Vitor Nunes 2 Janeiro, 2023

Descido a 01-01-2023.
    Caudal médio depois de algumas chuvas.
    Parte inicial ainda como muitas árvores caídas e ramos especialmente no destrepe que não é contornável, o mailon não foi trocado.
    Em R4 um dos pontos foi roubado. De resto tudo conforme o croqui e comentários anteriores recentes.

6. Descido 25.1.2022.
    Caudal médio /forte após chuvas e granizo.
    Embora seja um canynig muito lúdico com muitos tabogans o canyoning perde o seu encanto vertical devido às árvores de grande porte tombadas ao longo do canyoning. Embora as amarrações no canyoning seja possível utilizá-las, o seu deterioramento recomedaria uma substituição total.

7. João Paulo Góis 23 Janeiro, 2021

Descido a 20-01-2021
    Caudal médio/forte.
    Após R1 a cascata existente não é possível contornar. No solo na margem esquerda existe uma amarração em muito mau estado. Sugere-se a quem for levar material para colocar nova amarração.
    Até R2 existem várias árvores dentro do Canyoning situação que vai melhorando ao longo do percurso.
    As amarrações estão conforme o croqui e em bom estado.

8. Canyoning não recomendado
    Devido a alguns trabalhos a decorrer nas margens, este Canyoning encontra-se cheio de árvores caídas.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *