n
Canyons > Ribeira da Água do Vento (inferior)

Presença de Levada que controla o caudal

Ribeira da Água do Vento (inferior)

Curso de água: Ribeira da Água do Vento  (Porto Moniz)


Aberto por Antoine Florin, S. Présumey, D.Rodier, D. Bayon em Maio de 2004

Acesso:

Para aceder a este canyon existem duas possibilidades, subir desde o Chão da Ribeira até à levada do Norte ou Descer desde o Paúl da Serra. Poderá ainda realizar o troço superior do canyon, encadeando com este ou seguir a levada do Norte desde o caminho das Ginjas.

Se escolher a opção de subir deverá deixar o seu carro estacionado no Chão da Ribeira, junto à Piscicultura #1. Prossiga o estradão de terra passando pela canalização da Piscicultura. Mais à frente a estrada torna-se numa vereda que parece terminar no leito da Ribeira do Seixal. Atravesse a Ribeira e vai encontrar uma subida íngreme em degraus de madeira (Vereda do Lombo do Barbinhas) #2. Suba a vereda até chegar à Levada do Seixal, 35 minutos depois ou 1 hora desde o Carro. Vire à direita e em menos de 100m vai encontrar a continuação da subida à sua esquerda. Subir novamente cerca de 25 minutos até a Levada do Norte. O início do Canyon encontra-se a 500m virando à esquerda antes do início de um grande túnel.

Se pretende partir desde o Paúl e descer até à levada do Norte, deixe o carro na estrada ER209 em #3. É necessário prosseguir a pé até alcançar a Ribeira da Hortelã  após ter passado pela Ribeira do Seixal. Continuando pelo caminho, tem de encontrar o início da descida perto de um poste elétrico #4. Depois de descer por este caminho chega por fim à levada do Norte onde deve virar à direita para encontrar o início do canyon a 500m.

Saída:

O Fim do Canyon fica muito perto da Piscicultura. Atravesse a Ribeira do Seixal e estará perto de #1 local onde deverá deixar o seu carro.

Observações:

  • Antes da C170m existem alguns tobogãs que devem ser evitados com muito caudal.
  • O primeiro fracionamento de C170m é delicado (caso opte pela margem esquerda) devido à diagonal que tem de ser feita.
  • É necessário ter cuidado ao recuperar a corda nesta cascata pois existe perigo de ficar entalada ao cair.
  • É possível realizar o grande rapel com cordas mais curtas apesar de não terem sido medidos os fracionamentos. Existe um primeiro desviador após 15m de R10 e outro 30m mais a baixo. Depois disso existe um fracionamento M12 (falta 1 plaqueta) e outro mais a baixo. Será possível então utilizar cordas com 100m.
  • Na última cascata é possível descer evitando os desviadores, atenção ao roçamento.
Aproximação:1h 45min
Percurso:4h
Regresso:5min
Altitude início:1015m
Altitude fim:490m
Extensão:1000m
Rapéis:15
Cascata mais alta:170m
Corda mínima (x2):160m
Dificuldade vertical:6 - Bastante difícil
Dificuldade aquática:  3 - Moderado
Dificuldade saída:IV - Algo Difícil
Ligação carro:30km

Coordenadas:


Croqui:

croqui ribeira da agua do vento inferior

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

3 Comentários

  1. Facebook Profile photo

    Descido a 18 de Janeiro de 2018.
    Caudal médio/forte.
    Algumas cordas de backup foram substituídas, rapeis iniciais da C170m foram colocados na margem direita, evitando assim o cruzamento de margem. Equipamento de origem continua no local.

  2. Descido no dia 20-02-2015. As ancoragens estão OK, o corrimão c170 foi retirado por se encontrar em mau estado, possivelmente um ou outro backup das amarrações precisa de ser substituido.

  3. Facebook Profile photo

    Descido dia 31 de Agosto de 2013. Todas as amarrações encontravam-se em bom estado, o caudal era normal. Corrimão para C170 montado com corda fixa em mau estado. Retirar a corda fixa e montar um corrimão recuperável.