n
Canyons > Ribeira da Abelheira

Ribeira da Abelheira

Curso de água: Ribeira da Abelheira (Santana)

Aberto por Antoine Florin, Silvain Préssumey em Maio de 2002

Acesso:

O acesso mais simples para este canyon é em #1 Cova da Roda, onde pode deixar o carro no fim da estrada asfaltada, perto de umas mesas de piquenique. Deve seguir o estradão que desce à esquerda. Alguns metros mais abaixo é necessário seguir novamente pela esquerda por um trilho menos marcado #2. Em apenas 10 minutos o trilho atravessa a ribeira através de uma ponte, local onde tem início este canyon.

Saída:

Após a grande vertical existe a madre de uma levada. Siga-a até encontrar uma pequena vereda do lado direito, alguns metros mais à frente. Esta vereda acaba alguns metros abaixo junto a algumas habitações e torna-se num caminho acimentado que dá acesso ao entroncamento onde deverá deixar o segundo carro #3.

Observações:

• O caudal da grande cascata conhecida como Água D’alto pode ser facilmente verificado desde o ponto #3 de onde se avista a cabeceira da mesma.
  • Existem alguns fracionamentos na C150m que podem ser evitados utilizando cordas maiores.
  • R8  existem 2 amarrações, uma antiga em ferro que não foi possível retirar e uma nova em inox cerca de 2m ao lado.
  • Todos os rapéis encontram-se afastados da água.
  • Há perigo de queda de pedras. O primeiro a descer deve limpar ao máximo o local onde é realizado o rapel.

Aproximação:10min

Coordenadas:

Croqui:

croqui ribeira da abelheira

Não se iniba em deixar um comentário sobre a sua descida. Mantenha a comunidade informada e em segurança!

Feel free to leave a comment on your descent. Keep the community informed and safe!

3 Comentários

1. Descido a 01-10-2016.
    O caudal estava seco, foi colocada mais uma plaqueta em R3 e foi colocado novo fracionamento em R8. Aconselha-se a utilização de R8 após R5, sendo R6 e R7 descessários (50m).

2. Ribeira descida a 19 agosto 2015

-R3 tinha apenas uma ancoragem estando a outra partida.
    -cascata grade tem todas as ancoragens como no croquis mas, R5 esta mais a direita (D+)(antes de uma pequena parte suspensa) R8 são uns velhos spites, abaixo de R8 foi visto 1 spite com maion

3. Descido a 22-01-2015.
    Caudal Fraco, todas as amarrações estavam no local e ainda outras na C150 que não estavam no croqui original. Algumas são mesmo desnecessárias. R8 em material zincado, deverá ser substituído por apresentar alguma corrosão.
    Canyon muito bonito e com excelente aproximação e saída.