Canyon da Água do Vento

Ponte na ribeira Água do Vento

No passado dia 31 de Agosto, o grupo de praticantes que tem vindo a realizar várias descidas nos canyons da madeira, deslocou-se desta vez à Ribeira da Água do Vento, vulgarmente conhecido por Mega. A aproximação teve início no Paúl da Serra, descendo a vereda do lombo do barbinhas, totalizando um percurso de aproximadamente 1h30min até à levada do norte. Na sua extensão, a ribeira apresenta um comprimento de 1Km, contando com um desnível de 525m e 17 rapéis.

Numa aventura tão bonita quanto difícil, constatou-se que a reconhecida cascata de 170m não é o único ponto de beleza e interesse. Num clima envolvente, os tobogãs e as duas cascatas seguintes tornam este canyon único nas suas características. A sua dificuldade é evidente durante todo o percurso, desde as aproximações expostas aos pequenos rapéis até ao equipamento das 3 grandes cascatas que obrigam a atravessar o caudal.

Cascata na Ribeira da Água do Vento

Na última cascata, a presença de dois desviadores em altura, obrigam a uma atenção especial por parte dos praticantes (atenção ao caudal). A presença de um mosquetão com cordelete no R152m, alertou-nos para a possibilidade de que os últimos praticantes que por lá passaram tiveram necessidade de efectuar manobras de acrescento de corda para ultrapassar esta grande cascata. Apesar de não constar no cróqui, nem de ter sido utilizado nesta descida, foram encontradas plaquetas que possibilitam o fraccionamento desta cascata através de um pêndulo (não tendo sido verificada esta possibilidade).

Num conjunto de 5 praticantes, o grupo efetuou o canyon em cerca de 4h, terminando a descida junto à Piscicultura do Chão da Ribeira – Seixal.

Bons canyons!

Comentários fechados.