Apresentação

O Clube Aventura da Madeira tem vindo a dinamizar ações pontuais de formação em Canyoning com o objectivo de capacitar os seus associados para uma prática segura da actividade.
Desde a sua fundação em 1997, que o Clube Aventura da Madeira conta entre os seus colaboradores, com praticantes de Canyoning, não tendo sido organizadas atividades coletivas até ao ano 2006.

Curso de canyoning

Dois factores foram determinantes para o Clube Aventura da Madeira iniciar as actividades de Canyoning de âmbito colectivo, um foi a formação de quadros técnicos em Outubro de 2005, na primeira formação que se realizou na Madeira, organizada Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC), e outro, foi o anúncio público do Serviço Regional de Protecção Civil da constituição de uma equipa de socorro e resgate, para atuar nos Canyons da Madeira.

A Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira surge como o corolário das diversas acções de formação e encontro de praticantes organizados em anos passados. Em Maio de 2006, após a formação dos seus primeiros quadros técnicos, o Clube Aventura da Madeira organizou o primeiro Estágio de Descoberta do Canyoning realizado na Madeira, de acordo como referencial adoptado pela FCMP/ENM e FFS/EFDC, constituindo a primeira formação em Canyoning organizada por uma entidade regional, no âmbito da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Em Novembro/Dezembro do mesmo ano realizou-se um segundo Estágio.

Em Junho/Julho de 2007 realizou-se o III Estágio de Descoberta do Canyoning, e em Maio de 2008 o Clube Aventura da Madeira organizou o I Encontro Nacional de Canyoning FCMP, uma actividade que reuniu 26 participantes e que, além dos itinerários de Canyon, foram apresentadas diversas palestras de temas relacionados com a actividade.

Em Agosto de 2009, decorreu o IV Estágio de Descoberta do Canyoning que permitiu o reconhecimento de sete participantes como praticantes desportivos, totalizando o Clube Aventura da Madeira 20 filiados na FCMP com a Carta Desportiva para o Canyoning.

A Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira promoverá o agendamento de actividades regulares em ambiente controlado e em espaço natural.

Objectivos da Escola

Com a criação do projecto da Escola de Canyoning, o Clube Aventura da Madeira pretende dinamizar uma actividade regular de aprendizagem e treino das manobras inerentes à prática do Canyoning, fomentar a troca de experiências entre todos os praticantes e proporcionar uma fonte de dispersão de conhecimentos e actualizações a nivel técnico, potenciando a prevenção e a segurança.

Uma atenção especial será dedicada à ética inerente a uma prática sustentável do Canyoning, valorizando aspectos ao nivel da preservação do meio, conduta no relacionamento com praticantes, quadros ligados ao movimento associativo e entidades gestoras dos espaços onde se desenvolve a actividade.

Embora a Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira esteja direccionada para os seus praticantes federados, serão disponibilizados conteúdos julgados pertinentes para a informação geral dos praticantes de Canyoning.
É também objectivo da Escola de Canyoning CAMadeira, desenvolver um espírito de entendimento e discussão das diversas técnicas do Canyoning no sentido de despoletar mecanismos críticos que potenciern a inovação.

Serão dinamizadas no seio da Escola acções de formação com base na investigação e compilação de informação por parte dos seus membros, proporcionando hábitos e mecanismos próprios de aprendizagem e gestão de actividades. Serão convidados quadros técnicos exteriores ao Clube, para dinamizar acções de informação/formação nas diversas temáticas relacionadas com o Canyoning, tais como, as técnicas de progressão, o equipamento individual e colectivo, as amarrações e seu equipamento, riscos e segurança, socorrismo, topografia dos Canyons, geologia, fauna e flora dos cursos de água, cartografia, croquis, entre muitos outros temas transversais à actividade.

Quadros Técnicos afectos à Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira

João Nunes – Iniciador de Canyoning – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)
Bruno Berenguer – Iniciador de Canyoning – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/École Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)
António Ferro – Iniciador de Canyoning – Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) e Fédération Française de Speleologie/Ecole Française de Descente de Canyon (FFS/EFDC)

Membros da Escola de Canyoning do Clube Aventura da Madeira

Todos os praticantes federados pelo clube Aventura da Madeira na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, com Carta de Montanheiro e seguro válidos.